O Banco do Vestuário de Caxias do Sul disponibiliza máquinas e tecidos para que costureiros possam produzir peças para venda própria. Para isso, uma parceria foi firmada entre a prefeitura e a Organização Não Governamental (ONG) Moradia e Cidadania. O termo de compromisso para o Projeto Sala de Costura tem vigência de três meses e foi publicado do dia 17/11/2017 no Diário Oficial do Município.

Às segundas e quartas-feiras, um profissional contratado pela ONG, que é ligada à Caixa, orienta costureiros formados no Banco. As peças produzidas nesses horários são destinadas a projetos do município. Como contrapartida por esse trabalho voluntário, os costureiros podem utilizar a sala no turno inverso para a produção própria. Eles também têm direito a usar 50 quilos de tecido fornecido pelo Banco do Vestuário.

O projeto piloto, mantido pelo município, começou em setembro. Conforme a gerente de Geração de Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Daniela Barbosa Maino, a procura pelo projeto tem sido alta. Das sete vagas disponibilizadas, a média de ocupação é de seis. Segundo Daniela, o objetivo é oferecer oportunidade de obtenção de renda para profissionais que não conseguem ocupação na indústria e não têm maquinário em casa.

A prioridade é oferecer o espaço para quem fez curso de corte e costura do Banco do Vestuário em parceria com o Senai, mas outros costureiros também podem se inscrever.

Os interessados devem procurar o Banco do Vestuário (Rua Francisco Camatti, 792, bairro Madureira – próximo à escola Maguary). O funcionamento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Fonte: Gauchazh – Disponível em https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2017/11/banco-do-vestuario-de-caxias-do-sul-disponibiliza-maquinas-para-producao-propria-de-costureiros-cja3ywdvg03px01tbk65st1pw.html