O presidente do BNDES, Paulo Rabello, recebeu alguns empresários do setor no último dia 21, na sede do BNDES em São Paulo, para conversar sobre as políticas do Banco e os próximos lançamentos de produtos para incentivar os investimentos da indústria. “Estamos obsessivos em buscar formas de crédito para as empresas” declarou Rabello no início do encontro.

Dentre as atividades do BNDES anunciadas destacou-se:

– Encurtamento do prazo para aprovação das operações;

– Canal do Desenvolvedor: lançado há dois meses, principalmente para micro e pequenas empresas que buscam crédito de forma indireta, via agentes financeiros (outros bancos). O Canal é uma plataforma digital  que simula a contratação de crédito e mostra ao empresário em quais bancos as operações estão disponíveis. Ao mesmo tempo, o sistema dispara um email para esses bancos a fim de que saibam que foram indicados.  “É uma forma de constranger os bancos que dificultam o acesso ao crédito do BNDES” explica Rabello. Em dois meses a plataforma já movimentos R$ 5 bilhões.

– Outro lançamento do Banco é o BNDES Giro: com um mix de TJLP e Selic, a linha é destinada para o capital de giro também de micro, pequenas e médias empresas. As grandes também poderão usar esta linha, mas em outras condições. “Vamos adicionar mais R$ 20 bilhões para o BNDES Giro”.

Durante o encontro com a Abit e Sinditêxtil-SP, Rabello anunciou que o Banco definiu a redução de seu spread bancário em 30%, disponibilizando taxa de juros a 1,5%, e espera que os bancos privados acompanhem também uma redução de spread para acelerar uma retomada econômica.

Fernando Pimentel, presidente da Abit, agradeceu a disponibilidade de Rabello ao receber os empresários do setor e reiterou a importância do BNDES para a indústria. O presidente do BNDES encerrou a reunião declarando que “todos que estão aqui são sobreviventes”.

Fonte: ABIT – Disponível em http://www.abit.org.br/noticias/presidente-do-bndes-se-reune-com-setor-textil-e-de-confeccao